O filtro de partículas diesel é um dispositivo que está instalado no sistema de escape, a sua função é reter as partículas diesel e outras partículas prejudiciais para que elas não sejam libertadas para a atmosfera. Um filtro de partículas diesel pode remover até 80% das partículas do escape, reduzindo deste modo as emissões poluentes. O filtro de partículas retém fisicamente as partículas de fuligem e cinzas numa estrutura de malha que se encontra no interior do filtro. Tal como acontece com qualquer outro filtro, ele tem que ser limpo com regularidade para manter o seu desempenho com sucesso.

VEÍCULOS COM FILTRO DE PARTÍCULAS, DESDE QUANDO?

As normas europeias exigem aos fabricantes automóveis a instalação de um filtro de partículas no sistema de gases de escape dos veículos diesel. Esta exigência tornou-se efetiva para os veículos produzidos a partir de 2009.

O FILTRO DE PARTÍCULAS PRECISA DE ALGUMA MANUTENÇÃO?

Sim. Com o passar do tempo e a acumulação de partículas, a eficácia da retenção começa a diminuir, tornando-se necessário limpar o filtro. A operação de manutenção, deve ser feita com a frequência definida pelo fabricante, passa, no entanto e apenas, pela limpeza e desobstrução dos favos, de forma a que os gases possam circular livremente através do filtro de partículas. Quando tal não acontece e as partículas começam a acumular-se no filtro, a sensação que o condutor tem, é a de que o carro não desenvolve.

TEM DE SER SUBSTITUÍDO?

Em princípio não, sendo mesmo várias as marcas que garantem que o filtro de partículas dura a vida útil do automóvel.

Para que estes componentes tenham uma vida longa, surge a função conhecida como “Ciclo de Regeneração”. E que consiste, na queima das partículas pesadas que se vão acumulando nos favos – processo simples e para o qual o condutor nada tem de fazer, a não ser deixar o motor funcionar.

O QUE É O “CICLO DE REGENERAÇÃO”?

Existem três tipos de regeneração, a passiva, a ativa e a forçada. Na regeneração passiva, acontece de forma automática e durante as viagens mais longas, quando a temperatura presente no escape ultrapassa os 300º, é nessa altura que as partículas que estão dentro do filtro são queimadas. Na regeneração ativa, quando o motor não consegue alcançar a temperatura certa para queimar as partículas, o motor começa a funcionar numa rotação mais elevada, de forma a subir a temperatura. Iniciando assim o ciclo de regeneração. A regeneração forçada é necessária quando a regeneração ativa não obteve resultados positivos, ou quando o nível de fuligem aumenta demasiado dentro do filtro de partículas de tal forma que a regeneração não pode ser feita. Acima de cerca de 85% de fuligem no filtro de partículas a regeneração não pode ser realizada e o veículo terá de proceder à sua limpeza e remoção, ou até mesmo à sua substituição.

O QUE PODE IMPEDIR O FILTRO DE PARTÍCULAS DE TRABALHAR CORRETAMENTE?

  • Viagens curtas e frequentes;
  • Tipo de óleo errado;
  • Um problema com a admissão, combustível ou sistema de recirculação de gases de escape;
  • Uma luz de aviso acesa ou um código de falhas de diagnóstico registado no sistema de gestão do motor;
  • O baixo nível de combustível no veículo;
  • Se o intervalo de manutenção for ultrapassado.